Biblioteca Connexions

Artigos, livros, documentos, periódicos e audiovisual


Índices por TÍtulos

Índices por autores

Índice por assuntos

Índice cronológico

Índice de formatos

Índice Númerico Dewey

Indexação da Biblioteca do Congresso

Busca na Biblioteca

Diretório Connexions

Índice por assuntos

Índices de associações

Recursos Selecionados

Doações ou Voluntários

Seu apoio torna o nosso trabalho possÍvel. Por favor, Doe Hoje

Oportunidades de voluntariado e estágios

Por favor, Doe Hoje
Obtendo Cobertura de MÍdia e Publicidade

Connexions Serviços de Compartilhamento de Informações

Connexions Serviços de Compartilhamento de Informações [Connexions Information Sharing Services] é a biblioteca central e arquivos eletrônicos do movimentos do Canadá para mudanças sociais. O projeto sem fins lucrativos também mantém uma lista completa de associações e ONG’s canadenses.

Fundada em 1975 como um centro nacional de informações para ativistas envolvidos com as questões da pobreza urbana e rural, o projeto foi originalmente chamado de Compartilhamento de Informações e Serviços Canadense [Canadian Information Sharing Service]. O nome foi alterado para Connexions em 1978, para identificar mais claramente o objetivo do projeto ação-orientada de conectar os ativistas de base com os outros e com as informações, ideias e questões. O escopo do projeto expandiu para incluir os direitos indĺgenas, o desenvolvimento do terceiro mundo, o empoderamento das mulheres, paz, direitos humanos e outras questões. O projeto disseminou informação pelo boletim informativo Connexions Sumário [Connexions Digest], que recebeu documentos e materiais de participantes em todo o paĺs e as refinou em um objeto indexado formato de resumo.

Impressão baseada para as duas primeiras décadas de sua existência, Connexions publicou mais de 4 mil sumários resumindo o conteúdo dos documentos, artigos, relatórios e livros, assim como, os perfis de organizações e projetos, tornando-se no processo um recurso essencial e rede ferramenta para ativistas canadenses e pesquisadores preocupados com questões de justiça social.

Nos anos 80 e 90, publicou O Anuário Connexions [Connexions Annual], um livro de referência amplamente distribuĺdo de alternativas sociais e ambientais. Os Anuários Connexions, reuniram artigos que observaram temas atuais confrontando movimentos de mudança social, com listas de recursos e listagens de diretórios extensos e perfis de grupos de base de trabalho para mudança. A última edição da cópia do Relatório Anual Connexions apareceu em 1994.

Nos meados dos anos 1990, Connexions online mudou-se sistematicamente, adicionando novos recursos para a sua biblioteca online, ao mesmo tempo busca um programa contĺnuo de digitalização da sua crescente coleção de recursos impressão baseadas. Connexions Online – [www.connexions.org] – agora abriga uma biblioteca online com mais de 10 mil documentos relacionados aos direitos humanos, das liberdades civis, justiça social, alternativas econômicas, a democratização, as questões das mulheres, gays, lésbicas e direitos bissexuais, questõesdas primeiras nações e povos indĺgenas, estilos de vida alternativos e as questões ambientais. A maioria dos artigos são em inglês, mas um número crescente de artigos, bem como, os menus e cabeçalhos de assuntos, estão sendo produzidos em outras idiomas como: Francês, Espanhol, Alemão e Português.

A biblioteca Connexions é uma das maiores, se não o maior, arquivo humano indexado de documentos para mudanças sociais na existência. Além de fazer uso da Biblioteca do Congresso e Classificação Decimal de Dewey (DDC), Connexions também utiliza uma ‑ base de dados especialmente concebido do vocabulário-controlado de mais de 20 mil tĺtulos de assuntos desenvolvido pelo Connexions em associação com Fontes [SOURCES], pelo diretório de especialistas canadenses e porta-vozes. Connexions trabalhou com fontes, desde 1993, quando o editor Barrie Zwicker, um crĺtico de mĺdia e ativista da paz, solicitou para Ulli Diemer – coordenador da Connexions – liderar um projeto conjunto para desenvolver um diretório em linha das associações canadenses.

O Diretório da Associação Connexions, um recurso separado também disponĺvel no site da Connexions, agora inclui mais de 5 mil organizações indexadas a mais de 20 mil tópicos.

Connexions mantém também o Calendário Connexions que compreende a lista mais abrangente do Canadá de eventos relacionados à mudança social.

Connexions produz uma extensa compilação de materiais em Israel e na Palestina, com recursos para "aqueles que acreditam que uma solução para o conflito só é possĺvel com base na justiça, igualdade, respeito pelos direitos humanos, reconhecimento mútuo e um fim à ocupação de Israel dos territórios palestinos. "

Connexions mantém outras coleções especializadas, incluindo uma seleção de manifestos polĺticos de 1649 até o presente.

Connexions hospeda o arquivo completo de A Ameaça Vermelha [The Red Menace], um boletim socialista libertário publicado de 1976 a 1980 pelo Coletivo Socialista Libertário, bem como, um arquivo parcial do Seven News, um jornal da comunidade fundada por ativistas da comunidade associada com John Sewell, o vereador de Toronto que mais tarde se tornaria prefeito da reforma de Toronto.

Orientação Polĺtica

Connexions descreve sua orientação polĺtica como esquerdo-pluralismo, isto é, incluindo uma diversidade de visões sobre o lado progressivo do espectro polĺtico. As diretrizes dos escritores observam que "nossos preconceitos são refletidos em quais obras selecionamos para inclusão no Connexions, mas dentro das nossas diretrizes de seleção, nós nos esforçamos para incluir materiais que tomem diferentes pontos de vista e proponham uma variedade de metas e estratégias. Nós tentamos abastecer nossos leitores com sumários neutros dos trabalhos que nós resumimos, deixando aos leitores que façam seus próprios julgamentos ". Connexions identifica os princĺpios claros que norteiam suas decisões sobre quais tipos de materiais selecionar para inclusão na Biblioteca Connexions. Como regra geral, documentos escritos a partir de uma perspectiva leninista, trotskista, ou pós-modernista não estão incluĺdos. Os princĺpios Connexions incluem um forte compromisso com as liberdades civis, direitos humanos, liberdade de expressão, liberdade de imprensa, o secularismo e os princĺpios democráticos. Connexions declara-se contra a censura e todas as formas de discriminação e opressão baseada em gênero, orientação sexual, etnia ou raça.

Programa de estágio internacional

Connexions executa um programa de estágio de justiça social que atrai estagiários e voluntários de diversos paĺses, bem como, de todo o Canadá. Os estagiários trabalham no desenvolvimento do arquivo eletrônico, digitalização de documentos e imagens, escrevendo descrições e marketing. Connexions está no processo de tradução do seu termos de busca do vocabulário-controlado em francês, espanhol e alemão e está à procura de mais voluntários para ajudar com isso.



Also available in Arabic.

Also available in Chinese.

Also available in Danish.

Also available in Dutch.

Also available in English.

También disponible en español.

Also available in Farsi.

Aussi disponible en français.

Also available in German.

Also available in Italian.

Also available in Japanese.

Also available in Korean.

Also available in Latvian.

Also available in Polish.

Also available in Swedish.


    Connexions Information Sharing Services

Biblioteca Connexions

Mais de 10 mil livros, artigos, filmes, periódicos, sites and outras recursos.
Indexed by Autores, TÍtulos, Formatos, Assuntos, Dewey, Indexação da Biblioteca do Congresso, Índice cronológico.
Diretório Connexions Associations and NGOs dealing with social and environmental issues — Índice A-Z or Índice por assuntos.
For experts and media spokespersons also see the Sources directory and the comprehensive Sources Subject Index.
Links Selected Internet resources featuring information about alternatives.
Calendar Events from across Canada. Also see: Sources Calendário and Lançamentos.
Publicity and Media Resources, publications and articles to help you get publicity and raise awareness. Plus Media Names & Numbers Canadian media directory, the Parliamentary Names & Numbers Canadian government directory, and mailing lists.
Doações Connexions welcomes your support. Your donations make our work possible. Volunteers always welcome.
Mission Connexions exists to support individuals and groups working for freedom and social justice. We work to maintain and make available a record of the theory and practice of people struggling against oppression and for social change. We believe that the more we know about the struggles, victories, and defeats of the past, and about those who took part in them, the better equipped we will be to bring a new world into being. Connexions maintains a physical archive of books and documents, and is engaged in an ongoing project to build and expand an indexed digital archive of documents. We try to feature a wide variety of resources reflecting a diversity of viewpoints and approaches to social change within our overall mandate of support for democracy, civil liberties, freedom of expression, universal human rights, secularism, equality, economic justice, environmental responsibility, and the creation and preservation of community. We are internationalist in our orientation, but as a Canadian-based project we feature an especially extensive collection of Canadian documents and profiles of Canadian activist organizations.